Atendendo aos pedidos dos amigos que sempre perguntam como vai nossa obra, resolvemos criar este blog. Assim todos nossos amigos podem matar a curiosidade e também quem está longe poderá acompanhar a concretização do nosso sonho!


sexta-feira, 12 de março de 2010

Lajeeeeeee!!!!!!!





Pra quem estranhou a demora em colocar um post novo... a casa ficou mais ou menos na mesma até esta semana. Motivo: caixarias! Essa é uma fase demorada mesmo, e era praticamente só um carpinteiro fazendo as formas de madeira que servem de molde para o concreto que fará as vigas. Mas... passada essa fase, finalmente começamos a colocar a primeira laje!!! Reparem que estamos usando lajes treliçadas pré-moldadas. Elas são montadas com trilhos de concreto e ferro e lajotas de cerâmica. Os trilhos são escorados pelos pontaletes, que são uma espécie de tronco de madeira. Em paralelo, estamos trabalhando na construção do muro divisório, passando os eletrodutos e escavando os poços que vão abrigar as fossas e a cisterna. Semana que vem, vamos concretar a laje e com isso terminar uma fase importantíssima... Acompanhem!!!





2 comentários:

  1. Se tivesse utilizado tijolos ou blocos modulares com o sistema de parede estrutural armada não necessitaria de tanta madeira pois os próprios blocos servem como forma para os pilares e vigas.
    A economia poderia chegar a 20%.

    ResponderExcluir
  2. Optamos por não usar estrutural, pois limita a construção... reformas posteriores ficam difíceis, mudanças de pontos de elétrica e hidráulica são praticamente impossibilitados e ainda por cima... não seria possível alguns vãos que utilizamos na casa, como entre a sala e a varanda, onde o vão livre ficou com 5m (quando se usa blocos estruturais, as paredes são "portantes", o que significa que a estrutura fica distribuída pela parede e logo não se pode fazer vãos grandes, a não ser é claro, que se apele para os pilares e se gaste na madeira de qualquer jeito). Fora a questão do isolamento acustico e térmico, que também é pior com blocos estruturais.

    ResponderExcluir