Atendendo aos pedidos dos amigos que sempre perguntam como vai nossa obra, resolvemos criar este blog. Assim todos nossos amigos podem matar a curiosidade e também quem está longe poderá acompanhar a concretização do nosso sonho!


sábado, 19 de dezembro de 2009

Estacas, Gabaritos e Baldrames








Finalizados os trabalhos de terraplanagem, é hora do topografo determinar onde serão perfurados as estacas (obedecendo o projeto estrutural elaborado pelo engenheiro civil).
Após de demarcadas, um outra empresa perfura o solo (as nossas estacas variaram de 4 a 5 metros de profundidade) e uma terceira empresa é contratada para preenchê-las com concreto usinado.
O próximo passo é demarcar com estacas onde serão feitos os baldrames e montar o gabarito (o desenho da casa) com madeiras.
Depois de montado o gabarito, é hora de muito suor, cavar as valetas que posteriormente serão preenchidas novamente com concreto usinado (foram 23 metros cúbicos, ufa)!!!
O duro é que nesta fase, o resultado é lento e no final será pouco ou quase nada visto, já que grande parte dele foi enterrado, literalmente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário