Atendendo aos pedidos dos amigos que sempre perguntam como vai nossa obra, resolvemos criar este blog. Assim todos nossos amigos podem matar a curiosidade e também quem está longe poderá acompanhar a concretização do nosso sonho!


domingo, 27 de dezembro de 2009

Rebocando os alicerces



Hoje, mesmo com chuva, resolvemos fazer uma visitinha e checar como está o andamento das obras. Os alicerces estão quase todos rebocados! Logo serão impermeabilizados e então a área total será nivelada com terra compactada. Depois disso, começam a subir as paredes!!! Nessa visitinha encontramos um ilustre ex-morador do nosso terreno... o "quero-quero" que continua imponente e já morando em sua nova casa em outro terreno do condomínio.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Alicerces




Prontos os baldrames, vem então a fase dos alicerces. Nessa fase, a regularização do concreto é feita por tijolinhos comuns. Em algumas fiadas de tijolinhos a casa começa a tomar forma e já é possível imaginar como ficará a disposição real dos cômodos. É muito comum achar tudo pequeno, mas isso não passa de ilusão de óptica. Também foi curioso aprender nesta fase que existem diversos tamanhos e tipos de tijolinhos. São 11 mil tijolos cerâmicos de 22x10x5, sendo que o excedente será usado para a fixação de batentes e esquadrias bem mais tarde... Ainda bem que os tijolinhos que compramos mostraram ser de boa qualidade!!!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Estacas, Gabaritos e Baldrames








Finalizados os trabalhos de terraplanagem, é hora do topografo determinar onde serão perfurados as estacas (obedecendo o projeto estrutural elaborado pelo engenheiro civil).
Após de demarcadas, um outra empresa perfura o solo (as nossas estacas variaram de 4 a 5 metros de profundidade) e uma terceira empresa é contratada para preenchê-las com concreto usinado.
O próximo passo é demarcar com estacas onde serão feitos os baldrames e montar o gabarito (o desenho da casa) com madeiras.
Depois de montado o gabarito, é hora de muito suor, cavar as valetas que posteriormente serão preenchidas novamente com concreto usinado (foram 23 metros cúbicos, ufa)!!!
O duro é que nesta fase, o resultado é lento e no final será pouco ou quase nada visto, já que grande parte dele foi enterrado, literalmente!!!

Muro, que muro!!! Sumiu tudo!










Finalmente chegou o dia da terraplanagem!
Agora o terreno começa a ficar com cara de obra.
Foram 8 horas de trabalho intenso e de sol a pino.
Felizmente não precisamos retirar, nem comprar terra, só tivemos que remanejá-la.
Foram feito alguns cortes, aproveitando ao máximo a topografia do terreno.
Ao fundo deixamos um talude onde futuramente será construído o estúdio de música do Cláudio, uma sala de ginástica (duvido que terá este fim), um playground e um canil para os nossos "buddies".

Muro de arrimo, forte e resistente!





O muro de arrimo terá uma função muito importante, ele irá "segurar" a terra que será retirada do fundo do terreno e realocada na parte da frente.
É muito frustrante esta etapa porque você investe $$$ e tudo será enterrado...
Mais o importante é pensar a longo prazo e na segurança da nossa casa.
Postamos algumas fotos desde o início até o término do muro.

Preparação


Nesta etapa o nosso pedreiro já havia construído a casa de apoio.
Alguns materiais como areia, pedra, ferro e tijolos começavam a chegar para a construção de uma parte do muro de arrimo na lateral esquerda, onde será feito um aterro para nivelar o terreno!

Mãos a Obra!!!


Depois de aprovada a planta no condomínio e na Prefeitura, é hora de arregaçar as mangas e mãos à obra!

O primeiro passo a fazer é limpar o terreno e prepará-lo para a terraplagem e o recebimento dos primeiros materias de construção e a casa do mestre de obras.

Já deu pra dar uma ideia do tamanho total do terreno.

Do rascunho a Forma Final



Depois de muito pesquisar, procurar referências em revistas e sites de construção chegamos a uma ideia de como seria o layout da casa dos nossos sonhos.
Agora era preciso alguém que colocasse em um papel as nossas ideias.
Optamos por um engenheiro civil que foi responsável por todos os nossos projetos: arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico.
Foram mais ou menos três meses e meio de muitas idas e vindas, alterações e noites de sono mal dormidas pra encontrar a forma final do nosso Lar, Doce Lar!
Estão aí as fotos da fachada e da planta baixa.
Nós adoramos!!!






Retomando o projeto antigo

Devido a outros planos, ficamos mais ou menos com o terreno parado.
Passados dois anos, voltamos ao terreno para admirá-lo e também para conseguir inspirações para o projeto da nossa futura casa.
Quando voltamos algumas coisas estavam um diferentes: duas mangueiras haviam sido plantadas em nosso terreno, alguns pés de mandioca e uma coruja que havia decidido que ali era a morada dela... Afinal era mesmo!

Antes de Tudo


"Era uma vez um lugarzinho no meio do nada..."
As fotos acima são do nosso terreno.
Chegamos a este condomínio pela indicação de amigos.
Um amigo havia comentando sobre a tranquilidade e o contato com a natureza por lá.
Quando chegamos no local, logo na portaria já ouvimos o canto dos pássaros e nos apaixonamos imediatamente. Foi amor à primeira vista!